segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sociologia Job

1.Os dois textos apontam a permanecia de aspectos relacionados aos sistemas de castas e de estamentos na sociedade contemporânea. Cite outras situações nas quais se observe alguma caracteristica dessas formas de desigualdade no mundo social.

R:Desigualdade entre ricos e pobres, dependendo das rendas cadaum mora em locais destintos,os pobres nas periferias, e osricos nos centros da cidade...atéparece descriminação

2.Com base na analise do que constitui um cata eu um estamento.como você explica a permanência desse tipo de desigualdade social?

R:Porque a uma ''regra'': quem nasce pobre morrera pobre,quem nascce rico vivera rico

(pag 83 apostila)

 1-Se o alimento produzido no mundo é suficiente para suprir as necessidades de todos, o que explica o problema da fome?

R:Porque na minha opinião esse sistema tem que ser bem organizado,deve dstribuir igualmente a todos do planeta o que é impossivel pois sao muita gente e muitas raças acho até que entra um pouco de precnceto na historia.


2-As campanhas contra a fome poderão resolver o problema ou a questão é sistêmica?Nesse caso,o que é necessário mudar para que todos possam se alimentar adequadamente?
 
R:Não é sistemica,eu acho que as campanhas ajudão sim,porem os governs tem que saber destribuir e mais importante arranjar alimentos para todos,isso nao acontece porque o governo pença em si mesmo
 
(pag 92 apostila)

Ser ou não "doutor" andar a pé ou de carro,morar num palacete ou num barraco,ser branco ou negro no Brasil:Os dados aqui apresentados demonstram algumas das várias manifestações das desigualdades existentes em nossa sociedade.Estabeleça relações entre elas.
 
R:Quem édoutor anda de carro quem não é...anda de ''uno''...uno pé atras do outro ;D  .Vem sendo assim a muto tempo,quem tem dinhero compra a melhor casa no melhor resdencial na melhooor localização(geralmente perto de shoppings)quem não tem mora em casas simples nas redondezas das cidades.Já a descriminação entre brancos e negros aqui no Brasil (grças a Deus)não tem. Ja nos EstadosUnidos...é como se o branco fosse superior,pode tudo,tem dinhero,carro,boa faculdade...ja o negro não,tem que rala e muito para conseguir isso.

(pag 93 apostila)

1- Durante os últimos anos,os shopping centers se espalharam pelas cidades de grande e médio porte.São espaços onde há muitas restrições aos pobres. Faça o exercicio de imaginar como você seria tratado se entrasse malvestido em um shopping e até com as roupas sujas,descalço e com os cabelos desgrenhados.

R:Eu ja pensei entrar de shortee de chinelo...mais teria que ser como se eu fosse ao mercado...uma coisa normal de se fazer porem no shopping eu acho que agente quer é se mostrar...vai que uma pessoal que agente nao ve a muito tempo esta la e agente todo desarrumado...
Porem acho que a unica coiza seria que chamariamosmais atençao das pessoas desarrumados deo que bem vestidos.

2- por que existem limitações para entrar e circular nesses espaços? Pode-se negar ás pessoas o direito de circular pela cidade? Os shoppings foram construidos apenas para quem pode consumir ou são mais um espaço urbano de convivência somente para iguais?

R:Na minha opinião não existe porque acho que virou costume ir bem arrumado para o shopping ir desarrumado nao é crime porem vai saber o que acontesse se for desarrumado para o shopping...

Minha outra opiinião é porque queremos se mistura entre os ricos não ser notados porem a metade das pessoas sao pobres e nem sabemos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário